Análise demonstrativa: Projeto Tofte

Figura 2 – www.tofteproject.com (acessado em 17/03/2003)

Logo após uma pequena introdução que nos avisa que a história será contada nas vozes dos autores do projeto e nos pede para ligar os alto-falantes, uma voz em off:

Welcome to the website which tells the story of the Tofte Project, a collaborative effort in sustainable design. My name is Medora Woods and it was my purchase of a 50 year-old summer cabin on the north shore of Lake Superior, which began the project. Whatever your reason for visiting this site, we hope you find something here: ideas, information or even just a sense of what such a process can be like. The beauty of land and water and the power of an idea inspired the talented and creative people who designed and built the cabin and those who designed and built this web site. We hope that spirit is catching and you take away something, which inspires you to make your dreams real. We invite you to wander about the ways in which we are all interconnected and interdependent. Thank you for coming.”

Criado em Flash, o website do Projeto Tofte é uma das melhores peças de webdesign que encontrei em inúmeras visitas à WWW. Do ponto de vista estético, seu discurso é uma excelente demonstração das possibilidades da linguagem verbo-visual-sonora [Santaella 2002]. Imagens, áudio e texto, compõe o “texto” que somos convidados a visitar. Um conjunto variado de estímulos é utilizado para compor uma mensagem sensorialmente complexa. Diversos detalhes do chalé, do terreno e da região em que este se localiza são apresentados por meio de seqüência de fotos e pequenos filmes acompanhados de monólogos ou diálogos dos criadores do projeto. Cada um destes segmentos descritivos é antecedido pela apresentação de estatísticas sobre desenvolvimento sustentável que compõem um intertexto com o detalhe que será explorado em seguida.

Como objeto interativo, apresenta grande riqueza. Três diferentes formas de navegação pelo site são apresentadas em áreas distintas: no canto superior direito, pontos no horizonte simulam estrelas que ao encontro do mouse desenham a silhueta da cabine como uma constelação, cada uma das estrelas serve de link para textos sobre o projeto do chalé e do site que se apresentam nesta mesma janela, assim como para um índice contendo todos os segmentos descritivos; no canto inferior direito, três botões nos permitem alternar entre desenhos esquemáticos da região, do terreno e do chalé, eles contém pontos que remetem aos segmentos descritivos e que, ao encontro do mouse, nos apresentam o título dos segmentos; ocupando a quase totalidade do lado esquerdo e do centro da tela, temos o espaço no qual os segmentos descritivos são apresentados e, no qual, imagens ilustrativas de cada segmento são distribuídas de maneira dinâmica, em função do já foi apresentado durante a visita, abaixo destas imagens temos pequenos quadrados que se acumulam durante a visita e nos remetem aos segmentos já visitados, e que, ao encontro do mouse, visualizam a imagem ilustrativa do segmento e seu título. Ao final dos segmentos que descrevem a influência da luz natural no projeto arquitêtonico, somos convidados a manipular imagens, através de barras e botões, para perceber as alterações da luminosidade no chalé, em função do horário e da estação climática. Alguns segmentos descritivos possuem seqüências que são apresentadas como links em texto que se sobrepõem à imagem final do segmento. Por último, a partir de alguns itens do menu superior direito, também temos a oportunidade de remeter a outros sites que serviram de referência ao projeto.

Um dos aspectos mais interessantes da navegação oferecida pela interface é que nenhum dos diagramas apresenta o conjunto dos segmentos descritos. A apreensão do site é uma experiência imersiva que nos convida a explorar a arquitetura fluída do texto [Santaella 2002] e nos atinge através de uma experiência multi sensorial.

Vamos à aplicação do quadro das dimensões de interatividade representada na figura 3. Na dimensão do agente, temos uma configuração característica das publicações digitais: interação um-muitos, homem-homem, envolvendo agentes desconhecidos entre si.

Em relação à dimensão do sentido, a interatividade opera o mecanismo da seleção, que se constrói pelo método procedimental, balanceando a atuação do escritor e leitor, visto que o leitor não tem a capacidade de alterar o conteúdo do discurso, mas sua atuação na seleção dos complexos percursos permitidos pelo texto é determinante na apreensão realizada pela leitura.

A dimensão do tempo apresenta-se de maneira um pouco particular ao universo da WWW, embora assíncrona como é característico de processos de escritura / leitura. O site do Projeto Tofte dá permanência à interatividade de uma maneira não muito habitual, quando explicita o percurso da visita de maneira dinâmica em sua interface. Só não chega a dar total permanência ao registro da interação, porque não apresenta o registro de visitas anteriores. O caráter profudamente imersivo, também, torna a interatividade do internauta com o site mais desfavorável à simultaneidade do que seria costumeiro em nossas navegações na Web, já que dificilmente teremos nossa atenção dividida por múltiplas janelas, visto que perderíamos as imagens e os sons dos segmentos descritivos.

Em relação à dimensão do espaço, o site contrói uma metáfora razoavelmente complexa, em função de suas múltiplas áreas e da representação que pretende dos ambientes do chalé, terreno e região. Ademais, trata-se de um site público e cuja localização é possível.

Figura 3 – Dimensões da Interatividade no site www.tofteproject.com