Intervenção pública versus em particular

Outro aspecto delicado é decidir quando faz mais sentido o moderador atuar de maneira aberta em público e quando é melhor fazê-lo nos bastidores. Um bom critério para esta questão é balancear o constrangimento que a reprimenda pública pode criar para o repreendido contra o quanto ela é educadora, portanto, capaz de coibir de desvios futuros do atual “infrator” ou outros de participantes.

O bom senso continua sendo o melhor guia para solucionar brigas. Entretanto, há algumas diferenças entre o fórum e o mundo real que podem exacerbar ou facilitar a resolução de um conflito online, como já visto. Relembrar as normas de conduta em mensagem aberta antes de um possível acirramento do conflito é a melhor prática.

A melhor maneira de apagar um incêndio é através de comunicações privadas entre o moderador e as partes envolvidas. Usando o e-mail, ou alguma outra forma de contato off-line, o moderador evita discussões públicas pouco construtivas que podem acabar envolvendo mais participantes, aumentando as proporções do conflito sem necessidade. Ao usar mensagens privadas, o moderador deve ser o mais transparente possível. Deve deixar claro que está dialogando com os dois lados e evitar a impressão de que está dando mais atenção a uma das partes.