Eventos face a face

Nada substitui os contatos face a face. Estes encontros reforçam os laços comunitários e pessoais. Criam história coletiva capaz de gerar comentários posteriores, além de propiciar elos emocionais importantes para estabelecer o clima de confiança recíproca que a comunidade precisa para operar de maneira eficiente. Se possível, é recomendável estabelecer um calendário de eventos que mesclem encontros face a face com atividades virtuais posteriores para garantir a continuidade do debate.

As atividades face a face são certamente tão mais produtivas quanto o mais participantes da CV participarem. Mas a impossibilidade de que todos os participantes estejam presentes não deve inibir a realização destes eventos, pois é possível utilizar o virtual para o relato e a continuidade dos debates presenciais, incluindo então os que não puderam participar.

Convém prestar atenção para não criar subgrupos fechados definidos pela geografia dentro da CV, muito embora reuniões regionais sejam uma boa prática estabelecida para comunidades de maior porte (centenas de pessoas).