Construção do ritmo

A comunidade deve estabelecer um ritmo de interação capaz de gerar compromissos de participação de um conjunto significativo de participantes. Não há determinantes absolutos para os intervalos, pois cada comunidade organiza-se de acordo com suas necessidades e possibilidades específicas. Por outro lado, a extensão dos debates que novas mensagens suscitam parece ser o fator condicionante do nível de energia da comunidade. O papel do moderador é maximizar esta energia através de um misto de novidades constantes e atividades periódicas.

Enquanto mensagens e propostas totalmente originais não forem suficientes para garantir o ritmo da comunidade, o noticiário da imprensa a cerca dos temas afeitos a comunidade é uma boa fonte de temas para discussão. Portanto, o moderador deve assumir o papel de um editor e escolher reportagens e artigos interessantes capazes de gerar uma discussão.

Uma boa prática para localizar novidades é cadastrar palavras-chave relevantes em um mecanismo de busca como o GoogleNews (http://news.google.com) e acompanhar sites, newsletters ou listas de discussão especializadas.

Criar tópicos com temas que se definem periodicamente é uma outra estratégia válida. Por exemplo, cria-se um tópico de discussão dedicado a debater especialistas de grande relevo para o tema da comunidade e mensalmente troca-se apenas o autor específico em debate. Título e chamadas deste tópico no fórum podem ser editados periodicamente para indicar as alterações no item específico que se encontra em discussão (autor da semana: fulano).

Permanecendo no campo das atividades periódicas, é bastante recomendável produzir uma newsletter interna que realize o resumo das atividades mais interessantes da CV, utilizando links que apontem para as mesmas, sejam elas tópicos com discussões ativas, enquetes realizadas, relato de eventos...