Além da participação inicial

Em uma CV, espera-se que seus membros tenham diferentes níveis de participação. Normalmente, identificam-se três grupos distintos: o núcleo central que realmente interage com maior freqüência e lidera a proposição de debates e eventos; o grupo ativo que participa de maneira regular das principais atividades; e o grupo periférico que acompanha a CV de longe, envolvendo-se de maneira eventual em função de temas de interesse específico. Uma comunidade bem construída precisa trabalhar estes três grupos de maneira adequada.

A estratégia inicial é identificar as pessoas e estabelecer o vínculo com aqueles que formarão o núcleo central da comunidade. É boa pratica promover encontros presenciais deste grupo para planejar atividades iniciais como a redação dos textos de apresentação da comunidade e a formulação da estrutura de tópicos, entre outras.

Não obstante, fomentar a criação do grupo ativo é o principal desafio do moderador. É preciso saber identificar potenciais participantes ativos e convidá-los à interação na CV.

O grupo ativo é constituído a partir de níveis crescentes de iniciativa em relação às possibilidades de interação apresentadas pelo ambiente virtual da comunidade. Criar um novo tópico no fórum, responder perguntas apresentadas por outros participantes ou incluir documentos e referências são indicativos do sucesso na constituição deste grupo.

Atuando com seus aliados do grupo central, o moderador tem três estratégias básicas para estimular que participantes transitem do grupo periférico, ponto de entrada habitual, para o grupo ativo:

  • incentivar que outros participantes enriqueçam as respostas a perguntas e comentários nos fóruns de discussão;
  • responder de maneira acolhedora reconhecendo o valor das participações mais engajadas; e
  • estimular participantes específicos diretamente através de mensagens privadas ou comentários abertos, convidando um membro a responder ou comentar alguma uma determinada mensagem em função do know how desta pessoa.

É comum que as pessoas transitem de volta do grupo ativo para o grupo periférico em função do seu ritmo de vida. Este movimento deve ser compreendido e respeitado.

O moderador não deve tornar-se um chato insistente. Seu sucesso não pode depender da participação de um membro. Por isto, é necessário contar com um grupo periférico maior que o grupo ativo, permitindo que o eventual distanciamento de alguns não atrapalhe o ritmo coletivo. O grupo periférico representa o estoque de conhecimento e energia valioso à disposição da CV.