Boas vindas

Para combater a insegurança natural de um ambiente novo e desconhecido, o moderador deve enviar email de boas vindas convidando a participação. No caso de uma comunidade fechada, este email deve ser secundado por um texto simpático na primeira página pós-identificação.

Recomenda-se a utilização destes mecanismos mesmo em CV em que todos os participantes iniciais já tenham se apresentado presencialmente antes do início da interatividade no ambiente digital, inclusive quando vários participantes já se conheçam há muito tempo.

Um bom email de boas vindas é peça fundamental da melhor prática em moderação de comunidades virtuais. O email deve:

  • apresentar o objetivo da comunidade;
  • explicar o funcionamento do ambiente virtual;
  • apontar canais de ajuda / suporte;
  • convidar à participação, destacando possíveis contribuições;
  • indicar temas de possível interesse para o recém chegado; e
  • citar outros membros com interesses em comum.

É boa prática identificar um tópico de dedicado a acolhida de novos participantes na CV. Em comunidades com grande quantidade ou alta mobilidade entre participantes, um espaço exclusivo para esta atividade pode ser uma boa alternativa. Em comunidades menores, o moderador pode mesclar as apresentações e boas vindas com assuntos triviais do dia a dia, como novidades das vidas particulares dos participantes como aniversários, casamentos ou viagens.

Cada novo participante deve ser simpaticamente acolhido pelo moderador e pelos demais membros da CV. As boas vindas devem ser acompanhadas de dicas que estimulem a participação. É fundamental que as boas vindas sejam coletivas e não impessoalmente repetidas pelo moderador.

É boa prática que o moderador tenha alguns aliados com os quais se comunica por email ou, como se diz no jargão digital, em pvt (private). Nos momentos iniciais, é bom contar com pessoas engajadas em responder aos primeiros convites para colaboração e debate ou reverberar alguns comportamentos, como o envio de mensagens de boas vindas.