Objetivos Coletivos

O contrato social de uma comunidade é estabelecido a partir dos objetivos coletivos que a CV pretende alcançar. Para que uma comunidade funcione, os objetivos comunitários devem corresponder a objetivos individuais de seus membros. Alcançar este equilíbrio é fundamental para que se obtenha a motivação / energia necessária para que os laços sociais se fortaleçam.

Nunca será possível estabelecer uma correlação direta e biunívoca entre os interesses particulares e coletivos, porém a CV será tão mais eficiente quanto mais abrangentes forem seus objetivos em relação ao conjunto de perspectivas dos participantes individuais. É aconselhável mesclar objetivos gerais e específicos de tal forma que:

  • Um ou mais objetivos gerais e pouco mutáveis sejam estabelecidos a partir da redação de uma missão formal;
  • Objetivos específicos que evoluam com o tempo sejam igualmente importantes, pois pragmatizam a missão, direcionando a comunidade e propiciando resultados mais imediatos;
  • O objetivo geral deve ser “inesgotável” e perene, já os específicos precisam ser realizáveis para que se crie condição de vitórias que, mesmo parciais em relação à missão, são extremamente motivadoras; e
  • Objetivos parciais devem ser renovados de tempos em tempos para dar margem ao debate capaz de reajustar as expectativas individuais, garantindo que mudanças de rumo da CV (novos membros ou novas conjunturas) sejam absorvidas, evitando assim que a comunidade perca validade junto a seus membros.