Concebendo o espaço de interatividade digital.

Uma ferramenta tecnógica, como um sistema de fóruns de discussão, proporciona a estrutura para interatividade digital que dá suporte a uma comunidade vitual. Porém, qualquer sistema de suporte a comunidades virtuais é como um prédio vazio. São os primeiros textos e imagens que vão definir a função de cada “sala” ocupada pela CV.

O espaço de interação é estrurado a partir de escolhas temáticas iniciais através das quais os organizadores pretendem incentivar a partipação dos demais membros da CV que se pretende fomentar. Os temas têm a função de organizar as “paredes” do espaço virtual. A cada nova discussão em um fórum, um novo espaço é criado definido por seu título, chamada e primeira mensagem.

Essa arquitetura temática em conjunto com os textos das páginas iniciais vai definir como o participante pode interagir. Assim, as mensagens de abertura das primeiras discussões, a primeira versão de um texto de “quem somos”, as chamadas para as primeiras enquetes realizadas funcionam como elementos que vão constituir o contrato social que vai se formando no interior da CV.

O objetivo central é construir um espaço convidativo. Para tanto, é fundamental manter uma grande flexibilidade em relação aos formatos iniciais, que não devem ser muito sofisticados. No outro extremo, não é boa prática apresentar um ambiente inicial desprovido de conteúdo, totalmente despojado, exigindo demais da imaginação dos participantes. Mantendo simplicidade, os moderadores e administradores devem compor um conjunto pequeno de possibilidades de interatividade com propósito e funcionamento bem explicados.