Nutrindo a interatividade.

Garantir um ritmo de interação que permita gerar valor para o conjunto de seus membros determina o sucesso contínuo da CV. O nível de interatividade é função tanto das estratégias de estímulo, que serão descritas neste capítulo, quanto da capacidade comunitária de convergência dos objetivos individuais em coletivos, que será discutida no próximo item, “Construindo o Contrato Social”. A missão do moderador pode ser entendida como a tarefa de energizar as relações sociais em prol de um conjunto de objetivos comuns.

Cabe ao moderador facilitar e incentivar a interação coletiva. Em uma CV, é preciso estabelecer de maneira clara os contornos da interatividade: os temas válidos; as atividades valorizadas; e as condutas socialmente aceitas. Como já visto, além de identificar temas relevantes, o moderador deve propor discussões úteis e fomentar a participação dos diversos membros da comunidade.

O moderador não deve atuar de maneira isolada no incentivo a interatividade, deve agir em conjunto com o núcleo central da comunidade. Muitas ações serão acertadas por em conversas privadas por email, telefone ou presenciais. Nos momentos iniciais da CV, será o esforço quase que solitário deste grupo que dará forma ao ambiente virtual, tornando-o interessante e convidativo. Também se espera que as iniciativas deste grupo sejam responsáveis por grande parte das atividades construtoras do ritmo da comunidade.