Convidando à participação.

O primeiro dever do moderador de uma CV é promover a participação. Este item trata de dois momentos importantes: as boas vindas dadas aos participantes assim que ingressam na comunidade e algumas técnicas para romper a barreira da primeira mensagem ou incentivar o retorno à participação.

A boa notícia é que a participação tende a aumentar exponencialmente a partir de um certo ponto. A má notícia é que obter a massa crítica para o início desta ascendente não é fácil.

A chave está no estabelecimento da confiança. Ao entrar em um novo ambiente, é natural que o recém chegado sinta insegurança ou receio. Afinal, o novo participante não sabe como será recebido, não conhece as condutas de comportamento da comunidade e nem sabe qual é a contribuição que pode dar.

Portanto, todos os esforços devem ser feitos para explicar, com a maior transparência possível, o funcionamento da ferramenta tecnológica adotada e as normas do espaço de interatividade. Depois de eliminar a insegurança inicial, o próximo passo é inaugurar os laços emocionais através da primeira interação.

É bastante comum que novos participantes de comunidades virtuais passem bom tempo na posição de observadores passivos, acompanhando os tópicos de discussão, mas nunca contribuindo com sua opinião. Em comunidades virtuais abertas e com um grande número de participantes são comuns percentuais de até 80% de usuários passivos. Numa CV fechada, porém, é necessário atingir níveis de participação bem mais altos.