Primeira mensagem

A primeira manifestação de cada participante no ambiente digital é um passo extremamente importante para sua integração à CV. Um dos principais deveres do moderador é incentivar que cada novo membro mande uma primeira mensagem:

  • O email de boas vindas recebido pelo novo participante deve conter instruções indicando como e incentivando para o envio de uma mensagem de apresentação pessoal a comunidade.
  • O ritual da apresentação pessoal e boas vindas deve ser percebido como praticamente obrigatório, pois é uma maneira de estabelecer um motivo pragmático e imediato para a primeira participação.
  • As apresentações pessoais devem ser simples. Em grupos nos quais as pessoas se conhecem, além de dizer “estou aqui”, os novos participantes podem dar conta de principais interesses na CV, seus projetos atuais ou mesmo problemas relevantes. O moderador deve liderar pelo exemplo, sua mensagem de apresentação provavelmente servirá de modelo para as seguintes.
  • O preenchimento de um cadastro contendo o perfil do participante, conforme já discutido acima, não deve ser confundido com a apresentação para a comunidade.
  • O moderador não deve deixar que as mensagens de novatos fiquem sem resposta. Um rápido elogio ou agradecimento pode parecer demagógico, mas ajuda a combater a insegurança.

No entanto, o caráter quase que obrigatório da apresentação inicial acaba por fazer com que esta primeira participação seja insuficiente para caracterizar a integração do participante a CV. É importante monitorar as atividades de cada novo participante assim que este se junta a CV.

O participante efetivamente integrado a CV é aquele que, depois de se apresentar, toma a iniciativa de responder a uma mensagem direcionada à comunidade, integra-se a uma discussão já iniciada, propõe um novo tema para discussão ou inclui documento que considere valioso para a CV.

Para cada novo membro, o moderador deve acompanhar os intervalos iniciais entre o email de boas vindas e a apresentação pessoal e entre esta e a primeira contribuição do participante em outro ambiente.