Estrutura de decisão (poder)

Qualquer coletivo humano está sujeito a conflitos que carecem de estruturas de poder para sua resolução. Numa CV, é necessário existir métodos para garantir que o coletivo seja capaz de operar de maneira coordenada. Não é possível decidir e atuar de maneira colegiada o tempo todo. Funções específicas precisam ser realizadas por indivíduos singulares capazes de assumir a responsabilidade de agir em nome do coletivo. Boa parte destas atividades implicam estruturas assimétricas de poder que precisam ser criadas pela CV.

Na maior parte dos casos, atividades que dependem da delegação de um poder particular e exclusivo são atribuídas a papeis e não a pessoas. Como na maior parte das organizações o poder é não é da pessoa e sim da função que ela ocupa.

Em uma CV, os principais papeis são o moderador e o do administrador. Ao primeiro cabe gerir a interatividade e ao segundo gerir os recursos necessários para que esta ocorra, tanto no virtual quanto no presencial. É muito comum que ambos os papeis sejam exercidos por uma mesma pessoa. As especificidades de como estas funções são exercidas dependem em parte da plataforma tecnológica utilizada, mas o maior determinante da extensão destes poderes é o contrato social construído pela comunidade.

No dia a dia da comunidade, diversas questões vão demandar decisões mais ou menos complexas. Em princípio, o moderador ou administrador deve possuir uma delegação, quanto mais explícita melhor, para tomar uma posição em nome do coletivo.

Porém, a CV deve criar mecanismos para reverter decisões polêmicas do moderador. Em momentos mais conflituosos, pode ser necessário que o coletivo atue, decidindo de maneira direta. Para isto é necessário criar métodos de deliberação coletiva através de votações, que podem ser implementadas através de sistema de enquete, email ou mesmo presencialmente, quando possível.

As discussões são moderadas. O moderador tem o dever de manter a organização e a civilidade do debate, portanto pode até ter o direito de apagar mensagens impróprias. Normalmente, se o usuário discordar da decisão pode enviar uma mensagem privada para o moderador e, caso não haja consenso, colocar a questão no fórum público apropriado.

O não cumprimento das regras estabelecidas pela CV deve implicar sanções coercitivas que são aplicadas em níveis crescentes de gravidade :

  • Advertência pública - mensagem pública que procura esclarecer / lembrar as regras vigentes;
  • Deleção de mensagem - medida um pouco mais drástica que deve ser acompanhada de um reprimenda específica que esclareça a falta e cobre sua não repetição (é boa prática deixar uma anotação no local da mensagem apagada, visto que sua ausência pode muitas vezes quebrar a sequência de leitura de uma discussão);
  • Suspensão - aplicada contra os infratores reincidentes de maneira temporária; e
  • Expulsão - punição irreversível válida depois da avaliação e aprovação do administrador da CV.