Análise demonstrativa: ICQ

figura 4 – Aplicativo de mensagem instantânea ICQ

O ICQ faz parte de meu dia a dia desde 1999. Não há qualquer exagero na afirmação de sua presença diária no meu cotidiano. Meu computador no trabalho e em minha residência estão permanentemente conectados à Internet e raramente são desligados. Assim sendo, desenvolvi o hábito de checar, constantemente, se tenho mensagens e verificar se um amigo que também utiliza o ICQ está online antes de usar telefone como primeira opção de contato. Os mecanismos de interatividade via Internet são profudamente potencializados pelo acesso contínuo por banda larga, o ICQ especialmente, visto que o aplicativo permanece em funcionamento sem requisitar minha atenção.

Vou tomar minha utilização diária como parâmetro para a análise que esta resumida na figura 5. Esta retringe-se às funcionalidades de mensagem instantânea, portanto, o quadro comentado e apresentado abaixo não considera a maior parte das funcionalidades adicionais do aplicativo como comunicação via voz, vídeo ou SMS.

Na dimensão do agente, a interatividade é prioritáriamente um-um, com a possibilidade de uma comunicação um-muitos restrita, já que é pouco prático manter várias conversas simultâneas, sobre o mesmo tema, utilizando o aplicativo. Para isso, uma sala de chat seria mais recomendada. A interação é, habitualmente, homem-homem, embora a possibilidade de interagir com robô de conversação, em tese, não seja descartada. Os agentes da interação são conhecidos, pois mesmo quando converso com estranhos, existe um nome que o identifica e a conversa, normalmente, começa por uma apresentação das partes. É possível receber mensagens de spam por ICQ, mas digamos que isto não caracteriza o comportamento interativo a que se destina a tecnologia.

Na dimensão do sentido, temos sua construção pelo mecanismo do diálogo, de maneira dinâmica e neutra, em relação a polarização, como a maior parte das tecnologias viabilizadoras de diálogos.

Em relação ao tempo, a interatividade é primariamente síncrona, porém a possibilidade de envio de mensagens, quando os usuários estão desconectados, configura um diálogo desengajado, próprio do ritmo assíncrono. Este mecanismo dá permanência aos diálogos, embora estes se evaporem uma vez fechadas as janelas em que se corporificam, já que todas as intelocuções são armazenadas e acessíveis, via interface. Por último, a interatividade é totalmente favorável à simultaneidade. É comum manter várias conversas e outras atividades em paralelo.

A dimensão do espaço opera uma metáfora simples no sentido que as conversas ocorrem em janelas de diálogo evanescentes, porém, complexas em função das possibilidades de gestão da disponibilidade. O acesso é, prioritariamente, privado, com possíveis exceções controladas pelo usuário. Os agentes são quase sempre, imediatamente, localizáveis, através de seus avatares na interface do programa, exceção feita à possibilidade de entreter diálogos com usuários selecionados aleatoriamente pelo sistema.

Figura 3 – Dimensões da Interatividade no site aplicativo ICQ