Dimensões da Interatividade na Cultura Digital (dissertação de mestrado)

O objetivo desta dissertação é discutir a interatividade que se estabelece nos meios digitais. Ela propõe um entendimento específico do fenômeno diante da incipiente cultura digital. A interatividade é um aspecto central da potência de transformação que as mídias digitais comportam. Seu estudo é fundamental para a compreensão da revolução digital cujas etapas iniciais atualmente presenciamos.
Este trabalho inicia-se com a descrição de três conceitos fundamentais: interatividade, o fenômeno estudado; cultura digital, o território dentro do qual o fenômeno é estudado; e interface, o principal operador do fenômeno neste território.

Em seguida, ele propõe um método particular de análise da interatividade na cultura digital. Sua principal hipótese é a existência de quatro dimensões identificáveis, a partir das quais a interatividade pode ser praticada e percebida. Estas dimensões dão conta das variações nas formas pelas quais os agentes da comunicação atuam, o sentido é produzido, o tempo é performado e a espacialidade é construída. Em cada uma destas dimensões, uma série de vetores é identificada e discutida através dos exemplos de várias tecnologias que suportam a interatividade no meio digital, como email, aplicativos de mensagem instantânea e conferências eletrônicas.

Na terceira parte desta dissertação, os mecanismos de interatividade são analisados em face da perspectiva das dimensões propostas e seus vetores, para a qual um quadro resumo é construído. Eles são divididos em três grupos: os viabilizados de espaços de publicação, os potencializadores de diálogos e os formadores de comunidade. Várias tecnologias são apresentadas dentro destes grupos. Elas são discutidas em suas funcionalidades e principais conseqüências. Uma manifestação específica de um mecanismo de interatividade é escolhida em cada grupo, com o objetivo de demonstrar a viabilidade da análise que as dimensões e seus vetores possibilitam.

A presente dissertação é apresentada na expectativa de persuadir seus leitores da importância da interatividade. O modelo de análise construído pela identificação das dimensões da interatividade pretende informar o entendimento, a aplicação e o desenvolvimento de ferramentas de interatividade e seus ambientes de interação.